quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Grata pela colher de chá Amanda!



Algumas ervas que me vêm me acompanhando, ótimas inclusive para os dias de lua, em que sangramos por entre as pernas...

Camomila - essa florzinha faz um carinho no nosso sistema nervoso, e ainda auxília o sistema digestivo acalmando o estômago e dando atenção especial ao fígado. E um fígado bem amado proporciona uma saúde emocional indescritível. Vale tomar uma xícara pequena após as refeições e também antes de dormir. Também é boa para despertar delicadamente o dia.

Cavalinha -  essa senhorinha é mágica, auxília na limpeza dos rins, eliminando toxinas antigas, proporciona hidratação profunda ao corpo, melhorando aparência da pele e por tonificar os rins cessa a queda de cabelos e a retenção de líquidos ao redor dos olhos. Leia-se olheiras... rs.

Salsinha - temperinho desprentesioso que guarda em si um tesouro, ferro, cálcio e muita vitamina C. Um chá dessa erva é um bálsamo capaz de movimentar suavemente nossos líquidos e deságuar o que não importa. Promove a circulação. Com toda elêgancia ela diz Xô estagnação! 

Capim Limão - esse matinho traz calmaria, vem dizendo vamos deixar de ansiedade, de novo vem serenar o aparelho digestivo e também trabalha com efeito diurético. Além de perfumar a casa. Tomado antes de dormir é mesmo que uma prece.

Dente-de-Leão - No Nordeste, é conhecido por "esperança" (abre as janelas e deixa a "esperança" entrar na tua casa trazida pelo vento da tarde). Sim, realmente é, esse cházinho desintoxica, traz pra nossa vida a nutrição do sabor amargo. Cuida da vesícula biliar e do fígado, como consequencia disso também dá apoio ao sistema reprodutor equilibrando disturbios menstruais. E como pra depurar é preciso deixar sair, ele também aumenta o xixi e dá apoio aos instestinos.

Alecrim - uma xícara de chá de alecrim, traz ao centro do nosso corpo o sol, a vitalidade, o calor de querer bem, estimula o metabolismo, traz melhor irrigação aos tecidos, é ótimo pra estudar e manter o foco. No caso de caspa e queda de cabelos é bom enxaguar a cabeça com uma água de alecrim. No nosso caso, Rainha, Mulheres, o Alecrim é a planta do Amor, um banho de alecrim prepara a aura para atrair e receber um amor verdadeiro de um homem.





Todas esses chá são preparados em infusão, o segredo é sempre moderação, pouquinha erva na água já faz milagres. A salsinha não precisa ser tão pouquinho podemos ser mais generosas. A melhor dica é conhecermos o nosso corpo e as nossas necessidades. Se preciso consultar um profissional de fitoterapia ou pedir socorro a uma curandeira de confiança. E no caso das gestantes o ideal é não se aventurar. No mais o reino da natureza nos permite experimentar, é só adentrar com respeito e sempre moderar. O texto sobre a cerimônia do chá eu encontrei no site da Conceição Trucom, o pequenino alfarrabio sobre as ervas escrevi com palavras próprias, usando como base pesquisas e minhas expêriencias com essas plantas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário